Notícias

FICUS - a novidade para cadastra PIS online (somente empresas)

Data: 2013-05-01

Um problema muito sério que vivemos todo mês é o drama do cadastro no sistema do PIS de novos trabalhadores, porque vira e mexe a Caixa Econômica Federal, centralizadora deste serviço, tem algum problema interno de sistema e afins, além do atendimento, no geral, sem qualidade das agências.

Aparentemente, na tentativa de sair desse impasse com os usuários, eles lançaram o FICUS, um sistema que existia anteriormente, com outro nome, mas que o cadastro nunca foi divulgado, bem como não tem sido o FICUS.

Sem muitas informações, no site da Caixa, é possível baixar um formulário que deve ser preenchido, preferencialmente, em 2 vias e levado até uma agência para o cadastro de um login e senha, que dará acesso ao sistema de cadastro online de PIS pelas empresas.

A parte boa é que não tem custo adicional para o referido cadastro, mas é necessário que seja feita para cada CNPJ um cadastro FICUS.

Diferente do certificado do Conectividade Social (aquele feito em disquete), o FICUS pode ser feito através de procuração com finalidade específica, com firma reconhecida em cartório. É isso, ou você convence seu cliente a se dirigir até uma agência da Caixa com o formulário preenchido (cuidado com a versão), cópia e original do contrato social da empresa, e os documentos que comprovem que ele é o responsável por assinar documentos em nome da empresa.

Recomendo buscar confirmação sobre o procedimento junto a agência onde costuma realizar seus cadastros, porque às vezes as intruções divergem de agência para agência (sim, é um absurdo!).

Fonte: Celina Yamao
Outras notícias
Prefeitura decreta feriado para o dia 12 de junho, mas não para comércio
Encontro define novo cronograma para o eSocial
MEI tem até o dia 31 para entregar a declaração anual
Receita alerta para mensagem falsa encaminhada por e-mail
Ministério usará internet para cobrar FGTS

Todas as notícias