Notícias

Junta Comercial e entidades lançam Manual de Autenticação dos Livros Digitais - SPED Contábil

Data: 2010-06-16

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão subordinado à Secretaria da Fazenda, lançou oficialmente nesta terça-feira (15), durante realização da 44ª Sessão Plenária, o Manual de Autenticação dos Livros Digitais-SPED Contábil, cuja integra já está disponível para consulta e download gratuitamente no site do órgão. "Nosso desejo e objetivo é que o Manual atenda ao maior número de pessoas, tornando muito mais fácil também a vida dos empresários e contabilistas", ressaltou Valdir Saviolli, presidente da Jucesp durante a solenidade. Segundo o presidente, a edição do manual, tem por objetivo auxiliar empresários e profissionais contábeis a esclarecer as mudanças na metodologia de autenticação dos Livros Diários e Auxiliares da Contabilidade das empresas nas Juntas Comerciais.

O lançamento do Manual de Autenticação dos Livros Digitais-SPED Contábil, de acordo com Valdir Saviolli, ocorre em momento oportuno, pois no próximo dia 30 de junho termina o prazo para que centenas de milhares de empresas tributadas com base no regime de Lucro Real entreguem sua escrituração contábil digital. "Estamos facilitando o cumprimento desta obrigação acessória por parte dos nossos usuários e dos profissionais da contabilidade, uma vez que no Manual podem ser encontradas as respostas para as principais dúvidas das empresas e dos profissionais da contabilidade de todo o país", ressaltou.

O Manual já está disponível para consulta e download na página da Jucesp na internet.  (http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br). Para facilitar seu acesso e torná-lo acessível a uma gama maior de usuários, a Jucesp autorizou a qualquer entidade a veiculá-lo nos seus portais. Além disso, com o apoio da Fenacon, do Conselho Federal de Contabilidade e da Fundação Brasileira de Contabilidade, o Manual ganhará versão impressa, outro meio para alcançar um grande número de usuários e atingir o objetivo de ampla divulgação dessas informações.

A coordenação da edição do Manual foi do contador Nivaldo Cleto, vogal da Jucesp, representante da União e ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, presente à cerimônia. ?Esse livro nós preparamos para difundir a informação e para que seja útil a toda a sociedade brasileira", disse Nivaldo durante seu discurso de agradecimento. A autoria do trabalho foi dividida com Fabio Rodrigues de Oliveira, advogado e contabilista da FISCOSoft.

A realização do trabalho também contou com a colaboração da Editora FISCOSoft e o apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). A elaboração do livro também teve o apoio do Coordenador Nacional do Sped Contábil, Márcio Tonelli, Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e da equipe técnica da Junta Comercial do Estado de São Paulo, composta por Antonio Carlos Pontes, Elza Mendes de Oliveira, Ieda de Freitas, Jorge Ribeiro Cruz, Kátia Regina Bueno de Godoy, Mirtes Yayoi Misu Ribeiro e Yukiji Yagasaki.

Participaram da cerimônia de lançamento do Manual de Autenticação dos Livros Digitais - Sped Contábil, na sede da Jucesp, Luiz Roselli Neto, vice presidente e corregedor da Jucesp; Kátia Regina Bueno de Godoy, Secretária Geral da Jucesp; Eliana Bertachini, Chefe da Procuradoria Geral da Jucesp, José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon; Ivan Hussni, da Associação Comercial do Estado de São Paulo, Anis Kfouri, diretor da OAB/SP; Paschoal Naddeo, presidente da FISCOSoft, os vogais da Jucesp,  e demais representantes de entidades de contabilistas e colaboradores.

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Outras notícias
Prefeitura decreta feriado para o dia 12 de junho, mas não para comércio
Encontro define novo cronograma para o eSocial
MEI tem até o dia 31 para entregar a declaração anual
Receita alerta para mensagem falsa encaminhada por e-mail
Ministério usará internet para cobrar FGTS

Todas as notícias