Notícias

FGTS: trabalhador pode acompanhar movimentação via celular

Data: 2009-05-05

O FGTS lançou quinta-feira (30/04) sua página na internet. O site www.fgts.gov.br reúne dados gerais, inclusive a movimentação das contas, para facilitar o acesso a informações por parte de trabalhadores, empregadores, estados, municípios e agentes financeiros.

Para o secretário-executivo do FGTS, Paulo Furtado, uma novidade importante é que o trabalhador vai poder acompanhar a movimentação de sua conta, sendo informado, por exemplo, se o empregador está depositando regularmente.

"Por intermédio do sítio o trabalhador poderá obter o saldo e extrato das contas. Ao realizar cadastramento no site, poderá receber informações via celular sobre a movimentação de sua conta vinculada", ressalta.

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, presidente do Conselho Curador do FGTS, destacou que o novo site vai permitir que todos consultem também documentos de gestão e demonstrações financeiras, ampliando a transparência e visibilidade dos recolhimentos e aplicações dos recursos do FGTS. "O Conselho lembra a quem se beneficia dos recursos do fundo, seja para habitação, saneamento básico ou infraestrutura, que os recursos são patrimônio dos trabalhadores brasileiros", disse Lupi.

Empregadores - Para a classe patronal o site disponibiliza toda a legislação vigente do FGTS, oferecendo ao empregador acesso ao SEFIP/GRF, um aplicativo para consolidação de dados cadastrais e financeiros da empresa e de seus trabalhadores com informações para quitação de débitos, consultas de certificado de regularidade, entre outros serviços.

"O site é um portal de serviços desenvolvido especialmente para atender as necessidades do trabalhador, do empregador e da sociedade como um todo, respondendo às principais dúvidas sobre o FGTS", avalia Furtado.

Fonte: Notícias MTE

Outras notícias
Prefeitura decreta feriado para o dia 12 de junho, mas não para comércio
Encontro define novo cronograma para o eSocial
MEI tem até o dia 31 para entregar a declaração anual
Receita alerta para mensagem falsa encaminhada por e-mail
Ministério usará internet para cobrar FGTS

Todas as notícias