Notícias

São Bernardo lança Portal da Finanças com nove novos serviços on-line para contribuintes

Data: 2008-11-07

Ao todo serão disponibilizados nove serviços on-line que vão desafogar os atendimentos até então prestados na Agência do Poupatempo. Em dezembro, serão lançados a Nota Fiscal e ISS Eletrônico.

A política de modernização administrativa executada pela Prefeitura de São Bernardo ganhou mais uma ferramenta importante que beneficiará os contribuintes da cidade: o Portal da Secretaria de Finanças. A nova ferramenta, no ar desde o dia 03 de novembro, pode ser acessada pelo site www.sf.saobernardo.sp.gov.br e conta com uma série de serviços que antes eram disponibilizados apenas na agência do Poupatempo da cidade.

Neste primeiro momento serão disponibilizados para os contribuintes nove serviços, dois ligados ao Departamento do Tesouro: emissão de 2ª via de lançamento e consulta de débitos; e outros seis sob responsabilidade do Departamento da Receita: alteração da data de vencimento do IPTU, atualização do endereço de correspondência do IPTU, certidão de dados cadastrais, certidão de inexistência de imóvel, certidão de valor venal e verificação de autenticidade da certidão.

Outra novidade é a disponibilidade da ferramenta de localização de processos administrativos, serviço executado em parceria com a Secretaria de Governo, que dará maior transparência e agilidade ao contribuinte possibilitando o acompanhamento e andamento do processo em tempo real.

Para o secretário de Finanças o novo serviço demonstra o esforço da Administração em se manter moderna e atualizada. O Portal é mais uma ferramenta importante que dará maior agilidade e facilitará a vida do contribuinte de São Bernardo, e ao mesmo tempo, desafogará a demanda de atendimentos no Poupatempo.

De acordo com a Secretaria de Finanças, os serviços disponiblizados on-line no Portal desafogarão de forma significativa os atendimentos até então prestados pelo Poupatempo. Isto porque o volume anual beira a marca de 300 mil por ano para se ter uma idéia do número de documentos emitidos.

Praticidade - Uma das preocupações dos técnicos que desenvolveram o sistema foi proporcionar praticidade para os contribuintes que forem utilizar os serviços. De forma simples e rápida é possível navegar pelo sistema e executar a opção desejada. Para emissão de uma certidão de valor venal, por exemplo, basta o interessado preencher os campos obrigatórios (CPF ou CNPJ, nome ou razão social, e-mail e inscrição imobiliária) que logo o documento é emitido. Para verificar a autenticidade de qualquer certidão basta digitar na página de verificação da autenticidade o número da chave de segurança que consta no documento impresso.

A praticidade também está presente nos serviços de emissão de 2ª via de lançamentos e consulta de débitos. Nas páginas, o contribuinte tem acesso a informações pertinentes a dívidas relativas ao imóvel (IPTU, ITBI) bem como de débitos vinculados a empresas (ISS e taxas), além de multa de trânsito e preço público de água e esgoto, cujo consumo tenha ocorrido até dezembro de 2002.

Vale destacar que qualquer dúvida encontrada pelos contribuintes poderão ser tiradas por meio do serviço Fale Conosco (disponível no Portal) ou ainda pelos telefones de suporte 3412-0786 ou 3412-0797.

Fonte: Notícias Município de SBC
Outras notícias
Prefeitura decreta feriado para o dia 12 de junho, mas não para comércio
Encontro define novo cronograma para o eSocial
MEI tem até o dia 31 para entregar a declaração anual
Receita alerta para mensagem falsa encaminhada por e-mail
Ministério usará internet para cobrar FGTS

Todas as notícias